ÁFRICA UM CONTINENTE E SUAS DIVERSIDADES
Resumo
Em uma sociedade que ainda mascara o racismo este projeto tem a intenção de propor uma reflexão sobre o tema para minimizar os conflitos que ocorrem no ambiente escolar. Através de um olhar diferente sobre o continente, apresentando-o como o berço da humanidade, seus reinos,suas riquezas, sua importância em nossa história.
Objetivos
Conhecer a realidade do continente africano, mostrando suas belezas naturais, divisão geográfica, indicadores sociais, economia, contribuições culturais e influências na cultura brasileira. Ressaltando o que chamamos de conexão Brasil-África enfatizando o orgulho de sermos descendentes de povos criativos, bonitos e com uma rica história. Bem como fomentar a necessidade e a importância da lei 10.639/2003 que trata da inclusão da História da África nos conteúdos escolares. Através da literatura tenciona-se provocar um debate entre os alunos sobre as contribuições dos africanos na formação da sociedade brasileira. Apresentar os novos saberes e reflexões acerca do estudo desses povos.
Duração da aula
120 minutos
Requisitos
Apresentar o continente africano em seus aspectos culturais, geográficos, históricos, sociais,. Os alunos serão agrupados e pesquisarão um país do continente africano, elaborando slides. Na biblioteca escolar separaram livros de literatura afro brasileira para posterior contação de histórias. Material: computador e data show.
Avaliação
Os alunos serão avaliados no decorrer das aulas durante toda a preparação das atividades e socialização em sala dos trabalhos, pretende-se também verificar as mudanças ou permanências de atitudes ou comprometimentos em relação ao tema. Buscando valorizar a inclusão da diversidade etnorracial como prática constante no cotidiano escolar. No que se refere a literatura instigar os alunos a valorizar as diferentes formas de escrever histórias e ainda perceber como a literatura e os textos podem contribuir para ma mudança de postura social.
Bibliografia
BREMAN, Ilan. As narrativas preferidas de um contador de histórias.
LIMA, Heloisa Pires. A semente que veio da África.
DIAS, Antonio Jonas Filho e HONORA,Márcia.Africanidades.Ciranda cultural.2010