/>

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Sugestões de presentes para o Natal: 
Para seu inimigo, perdão.
 Para um oponente, tolerância.
 Para um amigo, seu coração.
 Para um cliente, serviço.
 Para tudo, caridade.
 Para toda criança, um exemplo bom.
 Para você, respeito.
Oren Arnold

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

SIMPLICIDADE DE CRIANÇA.... É ASSIM QUE SE APRENDE.

Dia da Conscientização e do respeito às diferenças, se faz todos os dias em todas as aulas. E a receptividade dos educandos é assim......
Na sala de aula dizemos "o que é" para ser trabalhado, deixando de lado "o que não se deve" trabalhar.É a Lei 10.639/03 em sala de aula.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

APRESENTAÇÃO MAQUETES CONTEÚDOS DE HISTÓRIA 6º ANO

Após estudar sobre Egito, China e outras grandes civilizações da antiguidade, os alunos confeccionaram maquetes, o que gerou uma exposição juntamente com alunos do 5º ano ( Artes) e 3º ano (interdisciplinar). Desenvolvendo assim a criatividade e mostrando os conhecimentos adquiridos.





sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Plano de aula tema: África


ÁFRICA UM CONTINENTE E SUAS DIVERSIDADES
 Resumo
 Em uma sociedade que ainda mascara o racismo este projeto tem a intenção de propor uma reflexão sobre o tema para minimizar os conflitos que ocorrem no ambiente escolar. Através de um olhar diferente sobre o continente, apresentando-o como o berço da humanidade, seus reinos,suas riquezas, sua importância em nossa história.
 Objetivos
 Conhecer a realidade do continente africano, mostrando suas belezas naturais, divisão geográfica, indicadores sociais, economia, contribuições culturais e influências na cultura brasileira. Ressaltando o que chamamos de conexão Brasil-África enfatizando o orgulho de sermos descendentes de povos criativos, bonitos e com uma rica história. Bem como fomentar a necessidade e a importância da lei 10.639/2003 que trata da inclusão da História da África nos conteúdos escolares. Através da literatura tenciona-se provocar um debate entre os alunos sobre as contribuições dos africanos na formação da sociedade brasileira. Apresentar os novos saberes e reflexões acerca do estudo desses povos.
 Duração da aula 120 minutos
 Requisitos
 Apresentar o continente africano em seus aspectos culturais, geográficos, históricos, sociais,. Os alunos serão agrupados e pesquisarão um país do continente africano, elaborando slides. Na biblioteca escolar separaram livros de literatura afro brasileira para posterior contação de histórias. Material: computador e data show.
 Avaliação
 Os alunos serão avaliados no decorrer das aulas durante toda a preparação das atividades e socialização em sala dos trabalhos, pretende-se também verificar as mudanças ou permanências de atitudes ou comprometimentos em relação ao tema. Buscando valorizar a inclusão da diversidade etnorracial como prática constante no cotidiano escolar. No que se refere a literatura instigar os alunos a valorizar as diferentes formas de escrever histórias e ainda perceber como a literatura e os textos podem contribuir para ma mudança de postura social.
 Bibliografia
 BREMAN, Ilan. As narrativas preferidas de um contador de histórias. LIMA, Heloisa Pires. A semente que veio da África. DIAS, Antonio Jonas Filho e HONORA,Márcia.Africanidades.Ciranda cultural.2010

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

APRESENTAÇÃO TRABALHOS ALUNOS 6º ANO A, NO L.I. APÓS ELABORAÇÃO DE SLIDES. MUITO EMPENHO E DEDICAÇÃO PARA APRENDER.
As aulas com os recursos digitais possibilitam novos avanços, como um meio de construir novos níveis de conhecimento.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

 14 DE SETEMBRO ANIVERSÁRIO DE SINOP 
Para festejar e aprender sobre nossa cidade, os alunos do 6º ano A produziram textos a partir da letra do Hino de Sinop.

Mural Escola Maria Aparecida
SINOP
Muitas pessoas carregam
Sinop na mente
Tendo certeza que são sinopenses!

Sinop é bela
Porque tem gente bonita
Morando dentro dela!

Sinop tem Hino
Um Hino bonito
Que eu sei cantar
E todos cantam comigo!
   Aluna: Roberta



Como um prêmio ao ser brasileiro
Tu Sinop és minha cidade gentil
A mostrares no jeito de ser
Um retrato de um bom brasileiro.

Tenho escrita em meu coração
A história do meu povoado
Inspirado no Brasil que é a nação.

Sinop minha terra querida
Em ti meu amor constante
Que sempre brilha a cada instante
 Sinop minha terra garrida e brilhante.

Mato Grosso é meu Estado
Sinop és minha cidade
Brasil és meu país
Esses três são certeza da luz
Que anuncia alvorada de belo porvir.
   Aluna: Isabelly





segunda-feira, 2 de setembro de 2013

As reflexões propostas no curso para professores da Unicamp - Olimpíada Nacional de História do Brasil-, vem contribuindo para repensarmos a nossa prática e discurso no ensino da História. Sugestão de video

Semana da Pátria

Músicas É pra rir ou pra chorar? (Gabriel Pensador)
Música sobre as contradições existentes em nosso país. O Brasil proclamou sua independência, mas o filho do rei é que assumiu a gerência. O povo sem estudo não dá muito palpite, e a nossa república é só pra elite. (E quem faz greve o patrão ainda demite). É pra rir ou pra chorar? O Brasil aboliu a escravidão, mas o negro da senzala foi direto pra favela. Virou um homem livre e foi pra prisão. Só que a tal da liberdade não entrou lá na cela. (E a discriminação ainda é verde e amarela). É pra rir ou pra chorar? O Brasil foi parar na mão dos militares, que calaram o povo no tempo da ditadura. Torturaram e prenderam e mataram milhares, mas ninguém foi condenado pelos crimes de tortura. (E tem até torturador lançando candidatura). É pra ri ou pra chorar? O Brasil conseguiu as eleições diretas, mas a gente que vota ainda é semianalfabeta. O Collor foi eleito e roubou até cansar. O povo deu um jeito de cassar o marajá. Mas ele não foi preso e falou que vai voltar! É pra rir ou pra chorar? O Brasil tem mais terra do que a china tem chinês, mas a terra tá na mão dos grandes latifundiários. A reforma agrária, ninguém ainda fez. Ainda bem que os sem-terra não são otários. (E tudo que eles querem é direito a ter trabalho). É pra rir ou pra chorar? O Brasil tem miséria, mas tem muito dinheiro, na mão de meia dúzia, no banco suíço. O rico sobe na vida feito estrangeiro, e o pobre só sobe no elevador de serviço. (E você aí fingindo que não tem nada com isso?) É pra rir ou pra chorar? O Brasil tem um povo gigante por natureza que ainda não percebe o tamanho dessa grandeza. Sempre solidário no azar ou na sorte, um povo generoso, criativo e risonho. Poderoso, e tem um coração batendo forte que põe fé no futuro do mesmo jeito que eu ponho. E vai ter que ser independência ou morte. Um por todos, e todos por um sonho. É pra rir ou pra chorar? É pra ir ou pra voltar? Pra seguir ou pra parar? Pra cair ou levantar? É pra rir ou pra chorar? Pra sair ou pra ficar? Pra ouvi ou pra falar? Pra dormir ou pra sonhar? É pra ver ou pra mostrar? Aplaudir ou protestar? Construir ou derrubar? Repetir ou transformar? É pra rir ou pra chorar? Pra se unir ou separar? Agredir ou agradar? Pra torcer ou pra jogar? Pra fazer ou pra comprar? Pra vender ou pra alugar? Pra jogar pra perder ou pra ganhar? Dividir ou endividar? Dividir ou individualizar? É pra rir ou pra chorar?!

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Participando da 5ª edição da Olimpíada Nacional de História. Este ano com uma novidade curso de Formação Continuada para os Professores com o tema: História da África. É gratificante participar porque são novas metodologias e conceitos que se discute.