/>

sábado, 15 de outubro de 2011

DIA DOS PROFESSORES, O QUE COMEMORAR?

O 15 de outubro é mais uma data para refletirmos nossa práxis pedagógica. Pensarmos como resolver a questão da educação brasileira.
Resolvermos sim, já que somos os profissionais da educação. Vivemos num país em que "todos pela educação", não faz muita diferença, porque todos é muita gente e se acaba sempre esperando pelo outro para resolver o problema da falta de escola de qualidade.

Professor, segundo o dicionário é: indivíduo que ensina uma ciência, arte, técnica ou disciplina; mestre. Parece-nos uma definição simplória para mais uma profissão como tantas outras. Senão fossem as demais atribuições, que são inerentes ao professor, como dar a solução para os baixos índices de aprendizagem da educação brasileira.
Essas medidas imediatistas, que os teóricos supõem melhorar o "quadro", fogem da dura realidade da sala de aula.
Penso que a sociedade como um todo precisa ser "resolvida". Desemprego, falta de moradia digna, saúde deficitária, politicagem, entre tantos outros problemas sociais, seriam facilmemte revertidos, se o banco da escola, ao invés, de obrigatório fosse prazeroso.Ter perspectiva de vida, esse é o anseio dos brasileiros, vivenciar a sua realidade em salas de aula precárias, não é estimulante!
Comemoremos então, esse dia como sendo mais um dia de revisão, de análise, de vontade em continuar, por aqueles que ainda não sabem se pronunciar contra o que incomoda. Pelos alunos, crianças e adolescentes que teêm na escola, ainda a esperança de um futuro melhor.
  A todos os colegas de profissão, um estímulo: o compartilhar conhecimentos é a nossa maior preciosidade e esse tesouro podemos doar, sem precisar preocuparmos-nos com testamentos.

                PROFESSORA VALDIVA TAVARES

Nenhum comentário:

Postar um comentário