Os alunos do 6º ano, após o estudo da mitologia da Grécia Antiga, foram estimulados a produzir sua versão de um conto envolvendo os deuses gregos. O objetivo da atividade é entender o conceito de politeísmo dentro da religão grega.
A GUERRA
Houve um tempo em que ocorreu uma guerra, causada por Ares, bem foi assim:
Era um belo e lindo dia no Olimpo, mas um deus não ficava feliz com essa "paz". Era Ares, o deus da guerra, ele não gostava de paz. Então, lançou um raio de guerra para que todos se virassem contra os deuses.
Logo quando lançou, deu aos mortais habilidade de entrar no Olimpo. Zeus, deus de todos os deuses, conseguiu fazer um escudo em metade do Olimpo para poder defender o ataque de Ares, mas não foi suficiente, eram muitas pessoas.
Afrodite tentou pará-los com seu poder do amor, mas o efeito era pouco. Hades tentou pará-los tirando suas almas, mas não conseguia, pois Ares criou uma barreira neles.
Hera, Apolo, Artémis, Atena, Hermes e Hefesto, tentaram também mas, não conseguiram. Então, Zeus disse que a barreira estava fraca e mandou todos darem força na barreira, que ele ia consultar Cronos, o deus do tempo.
Ele disse, que poderia ajudar, mas precisaria de tempo para fazer isto. Logo carregou poder e foi ao passado tentar impedir Aresm mas foi difícil, pois Ares odeia a paz, ele tentou convecê-lo em uma luta, mas Ares não queria desperdiçar poder, então Cronos teve uma ideia, foi ao futuro e falou para Poseidon fazer uma onda gigante para encobrir todos.
Mas, Poseidon só conseguia produzir até uma parte. Também falou para Artémis criar plantas na área em que Poseidon ia jogar água.
Mandou Afrodite jogar pó do amor nas plantas e na água.
E assim foi feito e deu tudo certo e continuaram assim, e todos saíram do encanto de Ares.
Mas, Ares não aceitou a derrota, lutou, lutou e lutou, mas foi preso por Hades.
E o Olimpo voltou a ter paz como sempre e nunca mais houve guerras entre deuses e mortais. E tudo no mundo mortal voltou a ter paz.
Aluno: Paulo Ricardo Ribas de Souza 6º ano A.